Etnomatemática

 



Encontros polissêmicos entre a educação financeira e a

etnomatemática: um ensaio teórico

Milton Rosa

Daniel Clark Orey

Resumo: O   inter-relacionamento   de   saberes   relacionados   com   a Educação Financeira e a Etnomatemática são importantes para que se possa obter informações relevantes sobre o encontro polissêmico entre essas duas áreas de conhecimento.  Uma compreensão aprofundada sobre essas inter-relações pode auxiliar no entendimento de conceitos específicos encontrados nessa polissemia. É importante reconhecer que os pressupostos da   Educação  Financeira   e   da   Etnomatemática   exercem   um   papel   importante   no desenvolvimento intelectual, cultural e social da humanidade, pois a matemática pode ser entendida como a espinha dorsal do conhecimento científico, tecnológico e sociológico historicamente desenvolvido.  Os conteúdos matemáticos  associados  com  a  Educação Financeira  podem  ser  utilizados  na  formação  da  cidadania  dos  alunos,  bem  como  uma  das  finalidades  da  Etnomatemática  é  prepará-los  para  que  possam  desenvolver  os valores  de  naturezas  diversas,  pois  têm  como  objetivo  a  sua  formação  integral  como cidadãos. Então, existe a necessidade de destacar a composição de ambientes de ensino e   aprendizagem   que   visam   educar   os   alunos,  tornando-os   cidadãos   críticos, transformadores e reflexivos, preparando-os para a tomada de decisões em relação aos problemas que afligem a sociedade moderna.

Palavras-chave:    Ação    Pedagógica.    Cidadania.  Educação    Financeira.    Etnomatemática. Polissemia.

Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8860/6236

 

Leitura complementar

Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro

Stephany Karoline de Souza Chiappetta

José Roberto Silva

Resumo:

Este artigo apresenta parte do estudo dissertativo que versa sobre a utilização da Etnomatemática como aporte para o ensino de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual do município de Carpina – PE. O estudo investe na utilização de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação Financeira e recorre a Organizadores Prévios, orçamento financeiro, como objeto da Matemática Financeira, para proporcionar a Aprendizagem Significativa no marco ausubeliano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação que, diante das suas fases, evidencia a eficácia da implementação da Etnomatemática na prática docente, proporcionando aos discentes o estímulo à aprendizagem, o que pode auxiliar na minimização da evasão escolar. Como produto, apresenta-se uma proposta de acompanhamento didático-metodológico que pode auxiliar o ensino de Matemática, subsidiado na Educação Financeira.

Palavras-Chave: Etnomatemática; Educação de Jovens e Adultos; Educação Financeira.

Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/25630/1/Chiappetta2019Uma.pdf

Vídeo: Etnomatemática e Matemática Humanista: uma conversa com Ubiratan D´Ambrosio

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