Encontros polissêmicos entre a educação financeira e a
etnomatemática: um
ensaio teórico
Milton Rosa
Daniel Clark Orey
Resumo: O inter-relacionamento de
saberes relacionados com
a Educação Financeira e a Etnomatemática são importantes para que se possa
obter informações relevantes sobre o encontro polissêmico entre essas duas áreas
de conhecimento. Uma compreensão aprofundada
sobre essas inter-relações pode auxiliar no entendimento de conceitos específicos
encontrados nessa polissemia. É importante reconhecer que os pressupostos da Educação
Financeira e da
Etnomatemática exercem um
papel importante no desenvolvimento intelectual, cultural e
social da humanidade, pois a matemática pode ser entendida como a espinha
dorsal do conhecimento científico, tecnológico e sociológico historicamente
desenvolvido. Os conteúdos matemáticos associados
com a Educação Financeira podem
ser utilizados na
formação da cidadania
dos alunos, bem
como uma das
finalidades da Etnomatemática é
prepará-los para que possam desenvolver
os valores de naturezas
diversas, pois têm
como objetivo a
sua formação integral
como cidadãos. Então, existe a necessidade de destacar a composição de
ambientes de ensino e aprendizagem que
visam educar os alunos, tornando-os
cidadãos críticos, transformadores
e reflexivos, preparando-os para a tomada de decisões em relação aos problemas
que afligem a sociedade moderna.
Palavras-chave: Ação
Pedagógica. Cidadania. Educação
Financeira. Etnomatemática. Polissemia.
Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8860/6236
Leitura complementar
Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na
Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
Stephany Karoline de Souza Chiappetta
José Roberto Silva
Resumo:
Este artigo apresenta parte do
estudo dissertativo que versa sobre a utilização da Etnomatemática como aporte
para o ensino de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma
escola estadual do município de Carpina – PE. O estudo investe na utilização de
conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação Financeira e recorre a
Organizadores Prévios, orçamento financeiro, como objeto da Matemática
Financeira, para proporcionar a Aprendizagem Significativa no marco
ausubeliano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do
tipo pesquisa-ação que, diante das suas fases, evidencia a eficácia da
implementação da Etnomatemática na prática docente, proporcionando aos
discentes o estímulo à aprendizagem, o que pode auxiliar na minimização da evasão
escolar. Como produto, apresenta-se uma proposta de acompanhamento
didático-metodológico que pode auxiliar o ensino de Matemática, subsidiado na
Educação Financeira.
Palavras-Chave: Etnomatemática; Educação de Jovens e Adultos;
Educação Financeira.
Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/25630/1/Chiappetta2019Uma.pdf
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