Contribuições de
Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as)
que ensinam Matemática
Ainá
Montessanti Selingardi
Beatriz
de Macêdo Zero
Samanta
Margarida Milani
Resumo
Este trabalho teve por objetivos:
evidenciar as contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas
pedagógicas de formadores(as) das licenciaturas em Matemática e apresentar
possíveis relações entre Educação Matemática e ideias freireanas que levam à reflexão
sobre a prática. A questão que direcionou a investigação foi: Quais são as
principais contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas
dos(as) formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática? Trata-se de
uma investigação qualitativa e de caráter bibliográfico em que os dados foram
coletados em uma dissertação que contém narrativas de formadores(as) e
analisados a partir de conceitos do referencial freireano. Os principais
resultados mostram a potencialidade existente nas falas de professores(as)
formadores(as) a partir de suas práticas e da percepção do curso em que atuam e
que as obras de Paulo Freire podem favorecer o trabalho deste docente, sua
formação permanente e as estruturas dos cursos em que se encontram.
Palavras-chave: Formação de Professores que
Ensinam Matemática. Educação Matemática. Teoria Freireana.
Vídeo:
Entrevista de Maria do Carmo Domite e Ubiratan
D´Ambrosio com Paulo Freire
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