Contribuições de Paulo Freire à Educação Matemática


 

Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática

Ainá Montessanti Selingardi

Beatriz de Macêdo Zero

Samanta Margarida Milani

 

Resumo

Este trabalho teve por objetivos: evidenciar as contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) das licenciaturas em Matemática e apresentar possíveis relações entre Educação Matemática e ideias freireanas que levam à reflexão sobre a prática. A questão que direcionou a investigação foi: Quais são as principais contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas dos(as) formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática? Trata-se de uma investigação qualitativa e de caráter bibliográfico em que os dados foram coletados em uma dissertação que contém narrativas de formadores(as) e analisados a partir de conceitos do referencial freireano. Os principais resultados mostram a potencialidade existente nas falas de professores(as) formadores(as) a partir de suas práticas e da percepção do curso em que atuam e que as obras de Paulo Freire podem favorecer o trabalho deste docente, sua formação permanente e as estruturas dos cursos em que se encontram.

Palavras-chave:  Formação de Professores que Ensinam Matemática. Educação Matemática. Teoria Freireana.

 

 Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9242


Vídeo:

Entrevista de Maria do Carmo Domite e Ubiratan D´Ambrosio com Paulo Freire

 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=O_TC3nSz3MM

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