Insubordinação criativa na educação matemática

 



(Des)construção curricular necessária: resistir, (re)existir, possibilidades insubordinadas criativamente

Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino

Regina Célia Grando

RESUMO

O objetivo do presente artigo é analisar os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação) e em seguida acenar com algumas formas de resistência no campo formativo. Na análise dos impactos são discutidas tensões no campo epistemológico, no campo curricular e no campo da profissionalização. Nessa análise foi possível observar que, no campo epistemológico, o professor é entendido como consumidor/implementador de conhecimentos produzidos por outros agentes educacionais. Há uma tentativa de padronizar os currículos dos cursos de formação de professores da Educação Básica, uma ênfase na pedagogia das competências, um rompimento da unidade teoria-prática e um fracionamento do conhecimento docente, ao romper com a ótica de organicidade entre a formação inicial e a formação continuada. No campo da profissionalização há uma responsabilização individual dos professores por sua formação e por seu desenvolvimento profissional. Como uma forma de resistir e (re)existir, defende-se uma (des)construção curricular, na perspectiva da insubordinação criativa, na busca de caminhos, brechas, atalhos, táticas, criativas e colaborativas que valorizem a profissionalização do professor e uma formação matemática em prol da justiça social.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores; Currículo; Profissionalização; Insubordinação Criativa.

Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/30885/1/Cyrino2022(Des)constru%C3%A7%C3%A3o.pdf


Leitura Complementar: 

Edição Especial - (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir


Vídeo: Insubordinação Criativa e prática docente em Matemática

Disponível em https://youtu.be/5beaKf36FPE


Comentários