(Des)construção curricular necessária: resistir, (re)existir,
possibilidades insubordinadas criativamente
Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino
Regina Célia Grando
RESUMO
O objetivo do presente artigo é
analisar os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação
Inicial de Professores para a Educação Básica e da Base Nacional Comum para a
Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação) e em
seguida acenar com algumas formas de resistência no campo formativo. Na análise
dos impactos são discutidas tensões no campo epistemológico, no campo curricular
e no campo da profissionalização. Nessa análise foi possível observar que, no
campo epistemológico, o professor é entendido como consumidor/implementador de
conhecimentos produzidos por outros agentes educacionais. Há uma tentativa de
padronizar os currículos dos cursos de formação de professores da Educação
Básica, uma ênfase na pedagogia das competências, um rompimento da unidade
teoria-prática e um fracionamento do conhecimento docente, ao romper com a
ótica de organicidade entre a formação inicial e a formação continuada. No
campo da profissionalização há uma responsabilização individual dos professores
por sua formação e por seu desenvolvimento profissional. Como uma forma de
resistir e (re)existir, defende-se uma (des)construção curricular, na perspectiva
da insubordinação criativa, na busca de caminhos, brechas, atalhos, táticas,
criativas e colaborativas que valorizem a profissionalização do professor e uma
formação matemática em prol da justiça social.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores; Currículo;
Profissionalização; Insubordinação Criativa.
Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/30885/1/Cyrino2022(Des)constru%C3%A7%C3%A3o.pdf
Leitura Complementar:
Edição Especial - (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir
Vídeo: Insubordinação Criativa e prática docente em Matemática
Disponível em https://youtu.be/5beaKf36FPE
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