Educação Matemática e Construtivismo Social (21/09/2022)

 


Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende?

Vera Clotilde Vanzetto Garcia

Resumo

O presente artigo oferece suporte teórico para questões primárias que estão no início de qualquer atividade docente em matemática: O que é matemática? Porque ensinar matemática? Como se aprende e como se ensina? O objetivo é contribuir para a formação do professor pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Matemática. O estudo concentrou-se no modelo teórico do Construtivismo Social, proposto pelo educador matemático inglês Paul Ernest, que opta pelos conceitos de “falibilismo” e “conversação” para conceber Matemática. Ensino para promover o “empowerment” e a “apreciação da Matemática”, desenvolvendo ideias da teoria de aprendizagem de Vygotsky e do ensino segundo a “Educação Matemática Crítica”.

Palavras-chave: Professor de Matemática pesquisador, Construtivismo Social, falibilismo, “empowerment”.

Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5516/4014

Vídeos:

Paul Ernest. Questioning the Value of Mathematics

Disponível em https://youtu.be/RCngE2hZyMg

Matemática Alternativa 2+2=22 (Alternative Math )

Disponível emhttps://youtu.be/XMS8mYL_q_E


Comentários