Fundamentação
teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que ensinar? Como
se ensina e como se aprende?
Vera Clotilde Vanzetto Garcia
Resumo
O presente artigo oferece suporte
teórico para questões primárias que estão no início de qualquer atividade
docente em matemática: O que é matemática? Porque ensinar matemática? Como se
aprende e como se ensina? O objetivo é contribuir para a formação do professor
pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Matemática. O estudo
concentrou-se no modelo teórico do Construtivismo Social, proposto pelo educador
matemático inglês Paul Ernest, que opta pelos conceitos de “falibilismo” e
“conversação” para conceber Matemática. Ensino para promover o “empowerment” e
a “apreciação da Matemática”, desenvolvendo ideias da teoria de aprendizagem de
Vygotsky e do ensino segundo a “Educação Matemática Crítica”.
Palavras-chave: Professor
de Matemática pesquisador, Construtivismo Social, falibilismo, “empowerment”.
Vídeos:
Paul Ernest. Questioning the Value of Mathematics
Disponível em https://youtu.be/RCngE2hZyMg
Matemática Alternativa 2+2=22
(Alternative Math )
Disponível emhttps://youtu.be/XMS8mYL_q_E
Comentários
Postar um comentário