Comunidades de Prática, educação matemática e EJA

 


INDAGAÇÕES NA/COM A EJA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CÍRCULOS DE CULTURA DIGITAIS

Soraia Sales Baptista da Costa Machado

Graça dos Santos Costa

David Mallows

Patrícia Lessa Santos Costa

Resumo: Neste  artigo,  usamos  a  metodologia  freireana  dos  Círculos  de  Cultura  para  explorar  o desenvolvimento profissional contínuo dentro de uma Comunidade de Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil em tempos de pandemia. Começamos por afirmar a importância da EJA no enfrentamento da exclusão imposta há décadas a parcelas da população no que se refere aos benefícios da educação. Conceituamos quem trabalha na EJA como uma comunidade de práticas e refletimos sobre o papel central da UNEB/MPEJA na formação dessa comunidade. Em seguida, apresentamos o projeto Indagações na / com a EJA em Tempos de Pandemia, realizado com uso das tecnologias da informação e comunicação, cujo objetivo principal foi interrogar, refletir e analisar os desafios e possibilidades das políticas  públicas  para  a  EJA  no  contexto  da  pandemia,  por  meio  de  um  processo  dialógico  e democrático, possibilitando àqueles que se comprometem com a EJA em compartilhar e refletir sobre suas  práticas.  Sugerimos  que  o  fortalecimento da  Comunidade  de  Práticas  em Educação  de  Jovens  e Adultos (EJA) pode promover a inovação, desenvolver capital social e facilitar a criação e disseminação de conhecimento sobre, na e para a EJA na Bahia.

Palavras chave: Círculos de cultura. Comunidade de práticas. Educação de jovens e adultos.

Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8337/5706

 

Leitura complementar

CONCEITO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E ENSINO NO BRASIL

Márcio Urel Rodrigues

Luciano Duarte da Silva

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo

Este artigo apresenta um excerto relacionado a um aspecto da pesquisa de doutorado que foi desenvolvida na Unesp – Rio Claro. Tal excerto objetiva compreender o desenvolvimento conceitual das Comunidades de Práticas nas três obras de Etienne Wenger e identificar os reflexos desse referencial teórico nas pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil. Para isso, realizamos um mapeamento das pesquisas em Educação e Ensino seguindo os procedimentos das investigações do tipo “estado da arte”. Assim sendo, o corpus foi constituído por 46 pesquisas (20 dissertações e 26 teses) defendidas no período de 2005 a 2016. Esses procedimentos nos conduziram à identificação do desenvolvimento conceitual das Comunidades de Prática nas três obras que Etienne Wenger participa como autor. Notamos que após a publicação da terceira obra - Wenger, Mcdermott e Snyder (2002) -, Wenger apresenta o conceito de Comunidade de Prática próximo da definição enfatizada na referida obra. Apesar disso, constatamos que existe uma predominância da obra Wenger (1998) nas pesquisas que utilizam os pressupostos teóricos das Comunidades de Práticas na área da Educação e Ensino no Brasil; Percebemos a predominância de quatro programas de pós-graduação de quatro IES – Unesp – Rio Claro/SP; Unicamp – Campinas/SP; PUC – São Paulo/SP; e UEL – Londrina/PR -no Brasil que desenvolvem pesquisas na área da Educação e Ensino com os pressupostos das Comunidades de Práticas na perspectiva de Etienne Wenger em suas três obras principais.

Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/30479/1/Urel2017Conceito.pdf


Vídeo:

Aprendizagem em Comunidades de Prática (João Filipe Matos)

Parte 1

Disponível em https://youtu.be/wtyZYXuwHes

Parte 2

Disponível em https://youtu.be/_UZ8AkK13ZA

Parte 3

Disponível em https://youtu.be/Hb_sgekU5K0


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