INDAGAÇÕES NA/COM A EJA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA EM
CÍRCULOS DE CULTURA DIGITAIS
Soraia Sales Baptista da Costa Machado
Graça dos Santos Costa
David Mallows
Patrícia Lessa Santos Costa
Resumo: Neste artigo, usamos
a metodologia freireana
dos Círculos de
Cultura para explorar
o desenvolvimento profissional contínuo dentro de uma Comunidade de
Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil em tempos de pandemia.
Começamos por afirmar a importância da EJA no enfrentamento da exclusão imposta
há décadas a parcelas da população no que se refere aos benefícios da educação.
Conceituamos quem trabalha na EJA como uma comunidade de práticas e refletimos
sobre o papel central da UNEB/MPEJA na formação dessa comunidade. Em seguida,
apresentamos o projeto Indagações na / com a EJA em Tempos de Pandemia,
realizado com uso das tecnologias da informação e comunicação, cujo objetivo
principal foi interrogar, refletir e analisar os desafios e possibilidades das
políticas públicas para a EJA
no contexto da
pandemia, por meio
de um processo
dialógico e democrático,
possibilitando àqueles que se comprometem com a EJA em compartilhar e refletir
sobre suas práticas. Sugerimos
que o fortalecimento da Comunidade
de Práticas em Educação
de Jovens e Adultos (EJA) pode promover a inovação,
desenvolver capital social e facilitar a criação e disseminação de conhecimento
sobre, na e para a EJA na Bahia.
Palavras chave: Círculos de cultura. Comunidade de práticas.
Educação de jovens e adultos.
Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8337/5706
Leitura complementar
CONCEITO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS NA ÁREA
DA EDUCAÇÃO E ENSINO NO BRASIL
Márcio Urel Rodrigues
Luciano Duarte da Silva
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
Resumo
Este artigo apresenta um excerto
relacionado a um aspecto da pesquisa de doutorado que foi desenvolvida na Unesp
– Rio Claro. Tal excerto objetiva compreender o desenvolvimento conceitual das
Comunidades de Práticas nas três obras de Etienne Wenger e identificar os
reflexos desse referencial teórico nas pesquisas na área da Educação e Ensino
no Brasil. Para isso, realizamos um mapeamento das pesquisas em Educação e
Ensino seguindo os procedimentos das investigações do tipo “estado da arte”.
Assim sendo, o corpus foi constituído por 46 pesquisas (20 dissertações e 26
teses) defendidas no período de 2005 a 2016. Esses procedimentos nos conduziram
à identificação do desenvolvimento conceitual das Comunidades de Prática nas
três obras que Etienne Wenger participa como autor. Notamos que após a
publicação da terceira obra - Wenger, Mcdermott e Snyder (2002) -, Wenger
apresenta o conceito de Comunidade de Prática próximo da definição enfatizada
na referida obra. Apesar disso, constatamos que existe uma predominância da
obra Wenger (1998) nas pesquisas que utilizam os pressupostos teóricos das
Comunidades de Práticas na área da Educação e Ensino no Brasil; Percebemos a
predominância de quatro programas de pós-graduação de quatro IES – Unesp – Rio
Claro/SP; Unicamp – Campinas/SP; PUC – São Paulo/SP; e UEL – Londrina/PR -no
Brasil que desenvolvem pesquisas na área da Educação e Ensino com os
pressupostos das Comunidades de Práticas na perspectiva de Etienne Wenger em
suas três obras principais.
Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/30479/1/Urel2017Conceito.pdf
Vídeo:
Aprendizagem em Comunidades de
Prática (João Filipe Matos)
Parte 1
Disponível em https://youtu.be/wtyZYXuwHes
Parte 2
Disponível em https://youtu.be/_UZ8AkK13ZA
Parte 3
Disponível em https://youtu.be/Hb_sgekU5K0
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