OLE SKOVSMOSE E SUA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CRÍTICA
Amauri Jersi Ceolim
Wellington Hermann
Resumo
Autor de vários livros, alguns dos quais
publicados em português, tais como Educação Matemática Crítica: A questão
da democracia (2001), Diálogo e aprendizagem em Educação
Matemática (2006), Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade
(2007) e Desafios da reflexão em Educação Matemática (2008), o professor
Skovsmose foi um dos idealizadores da Educação Matemática Crítica e o
principal disseminador dessa concepção de Educação Matemática ao redor do
mundo. Nas próximas páginas, originadas a partir de uma entrevista
concedida à RPEM por email1, ele fala sobre aspectos importantes a
respeito da gênese, constituição e fundamentos de uma Educação Matemática
Crítica.
Disponível em https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5922/3945
Educação Financeira com estudantes do 2º ano
do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Irupi -
ES
Marco Aurélio Kistemann Jr.
Luiz Paulo Xisto
Resumo
O presente artigo tem como tema
central a presença da Educação Financeira no contexto da Educação de Jovens e
Adultos (EJA). Esta pesquisa de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação, foi
realizada no ensino médio em uma escola pública do município de Irupi (ES). Com
base teórica nos pressupostos da Educação Matemática Crítica, no Modelo dos Campos
Semânticos, nas ideias de Empreendedorismo e em pesquisas realizadas na EJA,
investigaram-se a produção de significados e as tomadas de decisão de
estudantes na resolução de problemas sobre educação financeira e
empreendedorismo, o que possibilitou entender como os estudantes operavam em
atividades envolvendo temas básicos de Matemática e Matemática Financeira. Como
resultado desta investigação, apresenta-se aqui um produto educacional para que
os educadores matemáticos possam mediar as situações nas quais os estudantes
atuam em cenários para investigação com temáticas financeiras.
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