Leitura básica
Fundamentos filosóficos da matemática e seus reflexos no contexto escolar1
Fundamentação teórica para as perguntas primárias:
O que é matemática? Por que ensinar?
Como se ensina e como se aprende?
Vera Clotilde Vanzetto Garcia
RESUMO – O presente artigo oferece suporte teórico para questões primárias que estão no início de qualquer atividade docente em matemática: O que é matemática? Porque ensinar matemática? Como se aprende e como se ensina? O objetivo é contribuir para a formação do professor pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Matemática. O estudo concentrou-se no modelo teórico do Construtivismo Social, proposto pelo educador matemático inglês Paul Ernest, que opta pelos conceitos de “falibilismo” e “conversação” para conceber Matemática. Ensino para promover o “empowerment” e a “apreciação da Matemática”, desenvolvendo ideias da teoria de aprendizagem de Vygotsky e do ensino segundo a “Educação Matemática Crítica”.
Descriptores – Professor de Matemática pesquisador; Construtivismo Social; falibilismo; “empowerment”; conversação; Educação Matemática Crítica.
Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5516/4014
Vídeo: Filosofia da Matemática: Entrevista com André Pontes
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RymhTsHE668
Comentários
Postar um comentário