O que é Matemática? Concepções e crenças


 Leitura básica

Fundamentos filosóficos da matemática e seus reflexos no contexto escolar

Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
Resumo: As concepções filosóficas hegemônicas sobre a natureza do conhecimento matemático (intuicionismo, formalismo e logicismo) repercutem nas práticas pedagógicas escolares, por vezes, conduzindo a confusões decorrentes de crenças equivocadas, tais como, a de que as proposições da matemática se aproximariam das hipóteses das ciências empíricas (realismo empirista), como também a de que a atividade matemática decorreria de operações mentais a serem potencializadas pela escola (idealismo). Para esclarecê-las, recorreremos às idéias do segundo Wittgenstein que, ao mesmo tempo em que considera como pertinentes alguns dos pressupostos das correntes filosóficas acima, faz também críticas a elas, ao mostrar que todas se ancoram em uma concepção referencial da linguagem, vista por ele como cerne das confusões de natureza conceitual. Forjando ferramentas como os conceitos de “jogo de linguagem” e “seguir regras”, o filósofo austríaco nos possibilita outro olhar sobre a natureza do conhecimento matemático, vendo-o como uma atividade normativa, cujos enunciados têm o caráter de regras, imersos em nossas formas de vida. Desta perspectiva, esclarece-se completamente (e não definitivamente) os equívocos a que somos levados em nossas práticas pedagógicas quando se postula significados extralingüísticos que corresponderiam, de algum modo, aos nossos enunciados matemáticos. 
Palavras chave: filosofia da educação matemática, Wittgenstein, jogo de linguagem, seguir regras, concepção referencial da linguagem, ensino, aprendizagem.


Leitura complementar:


Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende?

Vera Clotilde Vanzetto Garcia

RESUMO – O presente artigo oferece suporte teórico para questões primárias que estão no início de qualquer atividade docente em matemática: O que é matemática? Porque ensinar matemática? Como se aprende e como se ensina? O objetivo é contribuir para a formação do professor pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Matemática. O estudo concentrou-se no modelo teórico do Construtivismo Social, proposto pelo educador matemático inglês Paul Ernest, que opta pelos conceitos de “falibilismo” e “conversação” para conceber Matemática. Ensino para promover o “empowerment” e a “apreciação da Matemática”, desenvolvendo ideias da teoria de aprendizagem de Vygotsky e do ensino segundo a “Educação Matemática Crítica”. 

Descriptores – Professor de Matemática pesquisador; Construtivismo Social; falibilismo; “empowerment”; conversação; Educação Matemática Crítica.

Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5516/4014


Vídeo: Filosofia da Matemática: Entrevista com André Pontes

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RymhTsHE668

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