Educação matemática crítica e tecnologias na EJA


 

Uma investigação na sala de aula de Matemática da EJA: Matemática Financeira, tecnologias e cidadania

 

 Luciano Pecoraro Costa

Marco Aurélio Kistemann Jr.

 Resumo Este artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação Matemática em uma sala de aula de matemática. A pesquisa foi desenvolvida num colégio público estadual da cidade de Miguel Pereira (Brasil-Rio de Janeiro) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Embasando-se nos pressupostos da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose e em ideias sobre cidadania de Nilson José Machado, foram incorporadas às práticas da sala de aula de Matemática ferramentas tecnológicas como meios de promover a inclusão digital, e paralelamente, como instrumentos auxiliadores de tomadas de decisão nas situações de cunho financeiro-econômicas problematizadas. Diante da escassez de materiais atualizados e adequados ao público da EJA, seja no âmbito editorial, quanto por meio de publicações no meio acadêmico, apresentamos como resultado de nossa investigação, um produto educacional com situações-problema, cujo escopo central é o desenvolvimento nos indivíduos-consumidores frequentadores das aulas de materacia financeiro-econômica e da cidadania. 

Palavras-Chaves: Educação de Jovens e Adultos. Matemática Financeira. Criticidade. Cidadania. Tecnologia.

Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/6226/4427


Vídeo: Diálogo sobre tecnologias digitais na Educação Matemática

Disponível em https://youtu.be/yB121-2kbSk


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