Apropriação de práticas de numeramento na EJA: valores e discursos em
disputa
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Fernanda Maurício
Simões
Resumo: Este artigo contempla
questões da apropriação de práticas de numeramento no contexto escolar por
estudantes jovens e adultos da educação básica. Consideramos essas práticas
sociais que envolvem ideias, critérios e representações matemáticas como
práticas de letramento, constituídas por modos de uso da língua escrita e
informadas pelas relações que estabelecem com valores e conhecimentos relativos
à cultura letrada. No âmbito do estudo aqui apresentado, analisamos as posições
discursivas assumidas pelos sujeitos em interações em sala de aula ocorridas
durante a correção de uma atividade de matemática em que se solicitava que os
alunos indicassem a ordem de grandeza de alguns objetos e a expressão das
medidas aproximadas no sistema métrico decimal. Enquanto a proposta escolar
requeria a produção de estimativas em detrimento da referência em situações
específicas, os estudantes produziram respostas que se apoiam em situações
contextuais e buscam a precisão. A análise sugere que os processos de
apropriação das práticas de numeramento escolares não se restringem a uma
dimensão técnica, estando relacionados às maneiras de os sujeitos se
apropriarem dos valores a elas vinculados. No jogo discursivo escolar, alunos e
alunas assumem posições diversas, que ora se solidarizam com os modos de
conhecer escolares, ora os questionam, colocando-se como sujeitos de
aprendizagem, nos diversos modos de conhecer e se relacionar com o mundo.
Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/cH9SS44HhrjR5QYvFX3bKQG/?format=pdf&lang=pt
Vídeo: A escola e as possibilidades educativas para o ensino e a aprendizagem da Matemática
Disponível em https://youtu.be/K6lPuLBxTl8
Concordo com o autor quando ele faz essa relação entre os saberes matemáticos e as relações sociais que se estabelecem a partir desses saberes. O quanto é importante esse domínio uma vez que estamos num mundo onde os argumentos quantitativos são realidades no dia a dia. É a nossa forma de estar ativo numa sociedade em que as práticas sociais envolve essa forma de expressão. O autor chama de práticas de numeramento. (pag.3)
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