Textos:
A JUSTIÇA SOCIAL PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TEMPO DE QUESTÕES OU UMA
QUESTÃO DE TEMPO?
Helena Gerardo Bolseira
Resumo: A preocupação com o significado das aprendizagens, a
sensibilidade pelas desigualdades sociais e um forte sentido de justiça
levaram-me a um querer intervir na educação Matemática para ajudar os alunos a
tornarem-se cidadãos mais participativos e interventivos na construção de uma
sociedade mais justa e equitativa. O querer intervir enquanto professora de
Matemática, levou-me a reflectir sobre a relação existente entre a educação
Matemática e a justiça social, a relevância da educação Matemática na
construção de uma sociedade mais justa e a cultura profissional em educação
Matemática que promova a justiça social. Neste âmbito, apresento algumas
conclusões da minha reflexão.
Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/1242/1/Gerardo2008A_SEIEM_759.pdf
POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALÉM DO CAPITAL E COM JUSTIÇA SOCIAL
Marco Aurélio Kistemann Jr
Resumo: O tema deste artigo segue
uma continuidade da conferência apresentada na Relme-26, “Por uma educação
(matemática) para além da lógica do capital”, na qual discutimos a Matemática
Educativa, inserida em contextos da Educação Matemática, com o tema da Justiça
Social. Para essa continuação, utilizamos as ideias de Ubiratan D’Ambrósio e
Ole Skovsmose e seus pressupostos de justiça social por meio do trivium
Literacia, Materacia e Tecnocracia (L-M-T), embasados na ética e justiça
social.
Palavras chave: justiça social, materacia, literacia.
Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/5287/1/KistemannPorumaALME2014.pdf
Vídeo: Educação Matemática e justiça social na pós-pandemia
disponível em https://youtu.be/LqNvzdo2ems
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