Educação matemática e justiça social



Textos:

A JUSTIÇA SOCIAL PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TEMPO DE QUESTÕES OU UMA QUESTÃO DE TEMPO?

Helena Gerardo Bolseira

Resumo: A preocupação com o significado das aprendizagens, a sensibilidade pelas desigualdades sociais e um forte sentido de justiça levaram-me a um querer intervir na educação Matemática para ajudar os alunos a tornarem-se cidadãos mais participativos e interventivos na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O querer intervir enquanto professora de Matemática, levou-me a reflectir sobre a relação existente entre a educação Matemática e a justiça social, a relevância da educação Matemática na construção de uma sociedade mais justa e a cultura profissional em educação Matemática que promova a justiça social. Neste âmbito, apresento algumas conclusões da minha reflexão.

Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/1242/1/Gerardo2008A_SEIEM_759.pdf


POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALÉM DO CAPITAL E COM JUSTIÇA SOCIAL

Marco Aurélio Kistemann Jr

Resumo: O tema deste artigo segue uma continuidade da conferência apresentada na Relme-26, “Por uma educação (matemática) para além da lógica do capital”, na qual discutimos a Matemática Educativa, inserida em contextos da Educação Matemática, com o tema da Justiça Social. Para essa continuação, utilizamos as ideias de Ubiratan D’Ambrósio e Ole Skovsmose e seus pressupostos de justiça social por meio do trivium Literacia, Materacia e Tecnocracia (L-M-T), embasados na ética e justiça social.

Palavras chave: justiça social, materacia, literacia.

Disponível em http://funes.uniandes.edu.co/5287/1/KistemannPorumaALME2014.pdf 


Vídeo: Educação Matemática e justiça social na pós-pandemia

disponível em https://youtu.be/LqNvzdo2ems


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