MPEJA014 -
PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA
(link para equipe no teams: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a81HC_hNCSJtRwt5ZYKKUpccXMY3aBdYPYoWi6gKK9nE1%40thread.tacv2/conversations?groupId=c10f8990-b18c-4c19-8fdb-175d48518d85&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707)
Professora: Érica Valeria Alves
Semestre 2022.2
Ementa: Disciplina que, através da análise e reflexão
sobre fundamentos teóricos, favorece o reconhecimento da educação matemática na
EJA como elemento para a formação da cidadania, a partir da perspectiva
da educação
matemática crítica.
Promove a reflexão sobre a cognição em matemática como um fenômeno situado, que
se dá através de comunidades de prática e, busca na etnomatemática elementos
teóricos e metodológicos para tal.
Quartas-feiras: 09:30 - 12:00 – Microsoft
Teams
Conteúdo:
·
Concepções acerca
da Matemática
·
Educação Matemática
e Justiça Social
·
Educação Matemática
Crítica
·
Comunidades de
Prática
·
Etnomatemática
·
Convergências entre
o pensamento Freiriano e a Educação Matemática Crítica
·
Educação Matemática
na EJA
Cronograma:
1)
24/08/2022 – (síncrona) Apresentação da disciplina, estratégias didáticas, critérios de
avaliação e ferramentas digitais. O que
é Matemática? Concepções e
crenças
2) 31/08/2022- (síncrona) Que
matemática para a Educação de Jovens e Adultos?
3) 14/09/2022 - (síncrona) Currículo
de matemática e justiça social
4) 21/09/2022- (síncrona) Construtivismo
social
5) 28/09/2022 (síncrona) Numeramento
na EJA
6) 05/10/2022 (síncrona)
7) 19/10/2022 – (síncrona) Introdução
à Educação Matemática Crítica
8) 26/10/2022 (síncrona) Educação Matemática Crítica
9) 09/11/2022 (síncrona) Guetorização
e Educação Matemática
10) 16/11/2022 (síncrona) Paulo
Freire e Educação Matemática
11) 23/11/2022 (síncrona) Etnomatemática
12) 30/11/2022 (síncrona) Comunidades
de Prática
13) 07/12/2022
14) 14/12/2022
Preparação do trabalho final da disciplina: Para a avaliação final da disciplina será realizado um relato de experiência.
A investigação deve ser postada em padlet
(https://padlet.com/evalvesferreira12/4orm7eknddh7weix) até 15/02/2023. A
temática a ser tratada é uma intervenção em Matemática com estudantes da EJA. É
importante que essa prática seja fundamentada nas reflexões teóricas realizadas
ao longo da disciplina. Este trabalho pode ser desenvolvido em grupo.
Comentários
Postar um comentário