A disciplina


 

MPEJA014 - PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA

(link para equipe no teams: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a81HC_hNCSJtRwt5ZYKKUpccXMY3aBdYPYoWi6gKK9nE1%40thread.tacv2/conversations?groupId=c10f8990-b18c-4c19-8fdb-175d48518d85&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707)

 

Professora: Érica Valeria Alves

Semestre 2022.2

Ementa: Disciplina que, através da análise e reflexão sobre fundamentos teóricos, favorece o reconhecimento da educação matemática na EJA como elemento para a formação da cidadania, a partir da perspectiva da educação matemática crítica. Promove a reflexão sobre a cognição em matemática como um fenômeno situado, que se dá através de comunidades de prática e, busca na etnomatemática elementos teóricos e metodológicos para tal.

Quartas-feiras: 09:30 - 12:00 – Microsoft Teams

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a81HC_hNCSJtRwt5ZYKKUpccXMY3aBdYPYoWi6gKK9nE1%40thread.tacv2/1661115531341?context=%7b%22Tid%22%3a%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22%2c%22Oid%22%3a%227c921556-1849-434c-ab5e-d55bd63543ff%22%7d

 

Conteúdo:

·         Concepções acerca da Matemática

·         Educação Matemática e Justiça Social

·         Educação Matemática Crítica

·         Comunidades de Prática

·         Etnomatemática

·         Convergências entre o pensamento Freiriano e a Educação Matemática Crítica

·         Educação Matemática na EJA

Cronograma:

1)      24/08/2022 – (síncrona) Apresentação da disciplina, estratégias didáticas, critérios de avaliação e ferramentas digitais. O que é Matemática? Concepções e crenças

2) 31/08/2022- (síncrona) Que matemática para a Educação de Jovens e Adultos?

3) 14/09/2022 - (síncrona) Currículo de matemática e justiça social

4) 21/09/2022- (síncrona) Construtivismo social

5) 28/09/2022 (síncrona) Numeramento na EJA

6) 05/10/2022 (síncrona)

7) 19/10/2022 – (síncrona) Introdução à Educação Matemática Crítica

8) 26/10/2022 (síncrona) Educação Matemática Crítica

9) 09/11/2022 (síncrona) Guetorização e Educação Matemática

10) 16/11/2022 (síncrona) Paulo Freire e Educação Matemática

11) 23/11/2022 (síncrona) Etnomatemática

12) 30/11/2022 (síncrona) Comunidades de Prática

13) 07/12/2022

14) 14/12/2022

Preparação do trabalho final da disciplina: Para a avaliação final da disciplina será realizado um relato de experiência. A investigação deve ser postada em padlet (https://padlet.com/evalvesferreira12/4orm7eknddh7weix) até 15/02/2023. A temática a ser tratada é uma intervenção em Matemática com estudantes da EJA. É importante que essa prática seja fundamentada nas reflexões teóricas realizadas ao longo da disciplina. Este trabalho pode ser desenvolvido em grupo.


Comentários